La Brújula Educativa y sus artículos son presentados en Portugués.

RANKING DOS CURSOS PRESENCIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA


Compartilhe:




Através da análise dos dados mais recentes divulgados pelo Censo da Educação Superior (MEC/Inep), nos últimos 6 anos (2010 a 2015), podemos fazer o levantamento dos cursos presenciais privados que o estudante brasileiro da Educação Superior mais procurou.


#1º DIREITO


Desde 2012, notamos que o curso de Direito vem sendo o primeiro do ranking. Das 2.069 IES privadas do país em 2015, 799 delas (38,6%) ofereciam este curso no mesmo ano. É um curso bem tradicional, que também é muito procurado por pessoas interessadas em concursos públicos.


#2º ADMINISTRAÇÃO


O segundo curso mais buscado foi o de Administração, curso que já esteve na primeira posição do ranking, mas que tem estado na segunda colocação desde 2012. A cada ano este curso tem perdido mais matriculados. Parte destes alunos migrou para a modalidade EaD no mesmo curso. De 2014 para 2015 a queda de matrículas no presencial foi de 6,8% ao passo que o aumento na EaD foi de 1,8%.



#3º ENGENHARIA CIVIL


O terceiro curso mais buscado é o principal destaque deste ranking: Engenharia Civil. De 2010 para 2015 este curso pulou da 12ª posição para 3ª posição e continuava em crescimento. De 2014 para 2015 o curso cresceu 12% em número de matrículas. Parte desse interesse deveu-se ao aquecimento do mercado imobiliário e também a projetos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, ocorridas em 2014 e 2016 respectivamente. Vale ressaltar que se nota atualmente (2017) uma queda na procura por este curso.


SUBIU NO RANKING


Fenômeno parecido ocorreu com o curso de Arquitetura e Urbanismo, estimulado pelos mesmos motivos, saltando da 15ª posição em 2010 para a 10ª posição em 2015.


O curso de Enfermagem foi estimulado pelo FIES, com mais liberação de vagas para a área da saúde, saltando da 6ª posição para a 4ª posição.


DEMAIS CURSOS


Os demais cursos mantiveram-se em posições próximas nestes 6 anos de análise, sendo que alguns se mantiveram na mesma posição nos últimos 4 anos.


Destaque apenas para a queda de Comunicação Social, caindo da 6ª posição para a 9ª posição e de Pedagogia, caindo da 4ª posição para a 6ª posição, com parte dos alunos migrando para o mesmo curso na modalidade EaD (a qual apresentou crescimento de 4,9% de 2014 para 2015). Conheça soluções para retenção e captação de alunos.


Quer compreender mais sobre o desenvolvimeno do mercado das IES no Brasil? Clique aqui.​

PAULO FREIRE

Analista de Estudos de Mercado

EXPEDIENTE:

Revisão: Márcio Schünnerman – Edição: Maria Luiza Zarro –Diagramação: Julia Gonçalves.

ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida

apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98).

Voltar
Voltar
Voltar
ÚLTIMAS PUBLICACIONES
REGÍSTRATE PARA RECIBIR 
TAGS
SÍGANOS
  • Facebook Clean Grey
  • YouTube Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey