La Brújula Educativa y sus artículos son presentados en Portugués.

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FRENTE AOS DESAFIOS METODOLÓGICOS DAS ABORDAGENS DE ENSINO-APRENDIZAGEM


Compartilhe:




Muito se fala da utilização e da implantação de Metodologias Ativas de Aprendizagem. No entanto, antes, faz-se necessário refletir acerca do planejamento estratégico da IES. Será que ela pode vir a tornar-se realmente um diferencial competitivo? Será que a IES está preparada para migrar sua proposta de ensino-aprendizagem para a abordagem ativa? Seria uma correção e reavaliação do planejamento em curso? Quais as implicações?


Cada vez mais as Instituições de Ensino, sejam elas com posicionamento estratégico premium ou de conveniência, investem em planejamento estratégico, buscando aumentar a visibilidade no mercado e melhorar o resultado acadêmico dos alunos. Atualmente, podemos classificar as IES em dois tipos de posicionamentos: premium e de conveniência.


IES premium & IES de conveniência


As IES premium apresentam-se em dois formatos: nicho e escala, enquanto as IES de conveniência podem ser consideradas de duas maneiras: top ou preço e localização. O planejamento estratégico é uma importante ferramenta para o reposicionamento da IES no mercado educacional na qual se insere.

Fonte: Hoper Educação.

Dependendo do momento da IES, esta pode estar mais preparada (ou menos) para a implantação das Metodologias Ativas de Aprendizagem. O planejamento estratégico é basilar neste processo e, para sua efetividade, devem ser consideradas algumas variáveis, tais como:

A análise de tais elementos permitirão a IES estabelecer com maior clareza os rumos que pretende seguir e, sua capacidade de implantação de abordagens ativas de aprendizagem, em sua plenitude. Assim, pode levar a caminhos diferentes:


Para tanto, é ainda necessário considerar na etapa de planejamento para uso de metodologias ativas de aprendizagem, as fases:



Vale lembrar, que para a melhor efetividade do planejamento estratégico, importa considerar outros aspectos, intrinsicamente relacionados ao processo de ensino-aprendizagem e ao planejamento propriamente dito, tais como: a integração entre o on-line e o presencial, a capacitação docente e o acompanhamento e a avaliação do planejamento.


Portanto, antes de optar pelo modelo pedagógico ou metodologia de ensino-aprendizagem, importa refletir nos objetivos e nas diretrizes da IES para melhor atuação no mercado. Esta decisão irá impactar em outros elementos ou variáveis, como as abordadas neste artigo. Ao gestor, cabe analisar cada aspecto, buscando maior efetividade do planejamento, de modo a aumentar a visibilidade no mercado e melhorar o resultado acadêmico dos alunos.

Quer saber mais sobre soluções de aprendizagem, metodologia ativa e estrutura acadêmica? Clique aqui.

VÂNIA HERNANDES

Consultora da Hoper Educação

EXPEDIENTE:

Revisão: Márcio Schünnerman – Edição: Maria Luiza Zarro –Diagramação: Etienne Todo Bom

ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida

apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98).

Voltar
Voltar
Voltar
ÚLTIMAS PUBLICACIONES
REGÍSTRATE PARA RECIBIR 
TAGS
SÍGANOS
  • Facebook Clean Grey
  • YouTube Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey