La Brújula Educativa y sus artículos son presentados en Portugués.

O ENSINO QUE FUNCIONA


Compartilhe:




As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) preconizam que os cursos de graduação devem desenvolver nos alunos competências e habilidades necessárias ao bom exercício profissional. Tal ação exige trabalhar em sala de aula a aplicação do conhecimento, não somente replicar os conteúdos das disciplinas.


Na aprendizagem ativa, o estudante deixa de ser mero receptor de conteúdos, assumindo o protagonismo de sua própria aprendizagem, a partir de atividades que visam desenvolver objetivos específicos, resolver desafios, solucionar problemas, treinar habilidades e exercitar atitudes profissionais.


A adoção de metodologias ativas proporcionadoras de maior aprendizagem do aluno requer que o docente desenvolva competências específicas, visando a adequada capacitação didática, técnica, prática, científica e política.


Nesse cenário, observa-se a necessidade de se desenvolver 11 competências para o exercício docente no ensino superior:


As estratégias de ensino-aprendizagem demandadas a partir do uso de metodologias ativas de aprendizagem exigem tanto sua renovação como inovação. Entende-se que o principal eixo de intervenção seja a formação promovida aos docentes.

A caracterização das competências docentes para o uso de metodologias ativas aqui apresentada sugere o planejamento de estratégias que permitam realizar adequada capacitação contínua dos professores.

A Hoper Educação dispõe de professores-consultores experientes na aplicação de metodologias ativas, promovendo capacitação docente adaptada à realidade de cada IES.

Quer saber mais sobre soluções de aprendizagem, metodologia ativa e estrutura acadêmica ? Clique aqui.

MARCELLO PASKULIN

Consultor da Hoper Educação

EXPEDIENTE:

Revisão: Márcio Schünnerman – Edição: Maria Luiza Zarro –Diagramação: Etienne Todo Bom

ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida

apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98).

ÚLTIMAS PUBLICACIONES
REGÍSTRATE PARA RECIBIR 
TAGS
SÍGANOS
  • Facebook Clean Grey
  • YouTube Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey